[Resenha] O Diário de Anne Frank - Anne Frank


Avaliação: 5/5
A vida da jovem Anne Frank enquanto estava escondida no Anexo Secreto, para que ela, seus familiares e outros judeus que a acompanhavam pudessem escapar das coisas que poderiam acontecer aos judeus na Segunda Guerra Mundial.
Bem, gente, no Skoob o livro tem um tipo de spoiler. Acho que nem todos sabem como termina a história, então tentarei fazer a resenha sem contar como é, apesar de na própria parte de trás da edição que eu li ter uma pista de como termina o livro.

O livro chegou em minhas mãos porque fui na casa de uma colega minha, ela tinha, peguei emprestado e comecei a ler no mesmo dia. Acho que já havia visto o filme antes, e provavelmente li o livro sabendo como terminaria. 

Anne Frank ganhou um diário. Sua família, além do senhor, senhora van Pels e o filho deles, Peter se esconderam em um local chamado por Anne de "Anexo Secreto" para fugir do destino de milhões de judeus na Segunda Guerra Mundial. No diário, Anne vai contando o que se passa durante esse tempo. Ela fala sobre seus sentimentos, sobre como se sentia só, sobre sua relação com sua mãe, que até deu um nome para o diário: Kitty. 

Anne era admirada pelos meninos de sua classe e tinha uma vida boa (falo no ponto de condições financeiras), mas então ela, com 12 anos, tem que se esconder na empresa do seu pai com mais 7 pessoas, sem poder sair do prédio, pisar na rua, ir à praia, passear, andar de bicicleta, falar com suas antigas amigas. Imaginem ter essa idade, saber que seu povo está sendo perseguido e ter que se esconder?

Ela queria ser diferente das outras garotas, queria ter um futuro promissor, queria mudar, não queria ser apenas uma dona-de-casa. Sentia falta de alguém que a compreendesse, e dizia que o papel era mais paciente que as pessoas. No livro vimos que como no filme "Operação Valquíria", mesmo nessa época nem todos eram nazistas. Miep, Bep, sr. Kugler, e as outras pessoas que ajudaram à Anne e sua família estavam arriscando suas vidas escondendo judeus.

É um relato no ponto de vista judeu. Em "A menina que roubava livros" digamos que vemos o ponto de vista alemão, de quem estava teoricamente "à salvo" (apesar de a/o narrador não ser a principal mesmo do livro). O final é meio impressionante, você vê que poderia ter terminado diferente. E a história de Anne Frank se estende além de seu diário. Na Holanda tem uma espécie de museu, que mostra o local onde ela estava escondida, a vida das pessoas que estavam com ela, e ainda tem uma página na Internet, Guia para Anne Frank. Ela se perguntava por que as pessoas não poderiam viver em paz, achava a natureza esplêndida, provavelmente por ter ficado distante dela. Mesmo podendo ver, não podia sair do local, andar pelas ruas, pois poderia ser capturada. Apesar de todo sofrimento, Anne passou por tudo isso ainda com o desejo de ser "grande" no futuro. "O Diário de Anne Frank" é um dos livros mais lidos do mundo. O que é verdadeiramente impactante, é ver o tamanho dos seus sonhos, como ela esperava poder viver depois de que tudo aquilo acabasse.

Informações sobre o livro:

Autora: Anne Frank
Editora: Galera Record.
Páginas: 349
Preço: R$ 29,80 - Livraria Saraiva.




10 comentários:

  1. O livro tem um jeito histórico que passa a ser indispensável na lista de leitura de todos. Parece ser triste, mas também interessante. ótima resenha Clara, passando vontade na gente de ler. UAHSUA

    ResponderExcluir
  2. Foi o primeiro livro que li, tinha 10 anos e posso dizer que foi marcante a leitura. Depois dele não consegui parar de ler. Amo a história relatada de Anne e a forma como é transmitida. O primeiro livro que lemos acaba se tornando nossa paixão, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. adoro tudo relacionado sobre as guerras, principalmente a segunda guerra mundial e gostei muito da resenha desse livro, deve ser maravilhoso ler os relatos de uma guria de 12 anos em uma época de tanto sofrimento.

    Beijos
    Magia Literária

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Marcos, quando falei que o narrador não era o principal do livro, me referia "A menina que roubava livros", porque existe uma diferença entre esses dois: Anne Frank é judia, Liesel (de A menina que roubava livros) era ariana, e não foi morta. A diferença é que Anne é narradora e Liesel não.

    ResponderExcluir
  6. qero mto ler este livro, mas esta dificil conseguir trocar com alguém ...

    abraços

    http://psicologias2011.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de ler este livro... Sei lá, gosto de livros relacionados ao Nazismo (não ao massacre em si, óbvio) mas da história. Embora seja triste é algo que me chama atenção. Como um preconceito pode levar a situações e atos extremos, impensados. Marquei O Diario de Anne Frank como minha meta para este ano. Quero realmente lê-lo.
    Já estou te seguindo. Será que poderia fazer o mesmo por mim?
    Beijos
    Andreza do
    http://papelepimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Li esse livro a algum tempo, é uma história muito emocionante.
    Inclusive ano passado li um livro que contém as histórias que ela escrevia enquanto estava no escondida. O livro se chama "Contos do Esconderijo" e tem histórias que demonstram como ela era uma boa escritora e como ela via o mundo, bastante emocionante também.

    Beijos,
    Verbologia Pink

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha! Escrevi sobre O Diário de Anne Frank, também, mas de uma maneira diferente, pois não faço resenhas. Visite meu blog!
    http://diariodelivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena