[Curiosidades] O que é literatura YA?


      Oi, queridos leitores. Chegando aqui para um post que acho que pra quem não sabia sobre o assunto antes, vai ser interessante e esclarecedor. Estava vendo um vídeo de uma moça dizendo seus 10 livros preferidos, e depois de um comentário, vi alguém que eu acho ser ela respondendo que entendia a opinião de uma das pessoas dos comentários, falando que gostava de YA. E eu não sabia o que é YA. Sendo assim, resolvi pesquisar, e achei uma resposta.
      YA simplesmente significa "young adult", ou seja, jovem adulto. A YALSA (The Young Adult Library Services Association) classifica como jovem adulto pessoas de 15 à 29 anos. Também entra nessa definição o “Kidult” (abreviação de Kids + Adults), que refere-se ao adulto com hábitos de jovens ou adolescentes. Acho que aí se aplicariam adultos que gostam de Nárnia, Percy Jackson, ou etc. 
      Livros dentro deste gênero normalmente incluem temática adolescente, com uma visão menos infantil, uma coisa mais "avançada". Histórias com namoros, rebeldia, crises com os pais, amigos, popularidades, enfim. A gente pode ver YA em romances sobrenaturais, também, com vampiros, lobisomens, etc. Alguns livros que estão dentro dessa classificação são os da série "Percy Jackson e os Olimpianos", "Diário da Princesa" da Meg Cabot, entre outros.
      Algumas características do YA: pessoas jovens como protagonistas, escrita simples, humor incluído na trama, conflitos da adolescência, uso de expressões jovens...
      Bem, espero que o post tenham ajudado à vocês, que assim como eu, não sabiam o que significa YA. Agora quando alguém citar "YA" em algum comentário ou algo assim, vocês saberão o que é.

Adaptado do: Mell Books 


2 comentários:

  1. Também não sabia o que era YA. E olha que acho que a maioria dos livros que já li se encaixam nesse gênero. Ótimo post!

    http://sweetjaneand.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. aaahh, eu sabia o que era lol mas não tem muuuuito tmepo não =xx pq uma menina de um blog que eu lia usava bastante o termo.
    gosto bastante de YA, principalmente das história de fantasia =oo muntxo bom. ;)

    ResponderExcluir

© Incantevole, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena